sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Termina a implantação integrada no Mato Grosso do Sul

Nos dias 20 e 21 de julho, foi realizada a 4ª fase (planejamento) da implantação integrada do Programa Ecos no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Mato Grosso do Sul. Nessa fase, os grupos gestores do Ecos das três entidades executaram análises e debates, com base nos diagnósticos das sedes administrativas (efetuados na 3ª fase de implantação), para estruturação do plano de ação do Ecos no Estado.

Para Valmira Carvalho, superintendente da Fecomércio-MS, essa etapa é de muita relevância, pois “é nela que pensamos nossa conduta para o futuro, programando ações e alterando comportamentos para uma atuação mais integrada e sustentável”, destacou.

“É de extrema importância a etapa de planejamento para o sucesso da implantação. A participação da equipe local e a interação com o Comitê Nacional tem tornado o processo muito assertivo e rico. Temos certeza que o Ecos fará muito sucesso aqui no Mato Grosso do Sul”, disse Ana Carina Mello, diretora de planejamento e programas sociais do Sesc-MS.

Fabio Santos, gerente de planejamento do Senac-MS, disse que a fase de planejamento é muito importante para as equipes das três entidades, pois contribui para o sucesso do lançamento e implantação do Programa Ecos.

O planejamento das ações é alinhado aos objetivos do programa, que representam, em sua maioria, assuntos já abordados em referenciais institucionais das entidades. Além disso, a metodologia do Ecos utiliza ferramentas que facilitam o planejamento e o acompanhamento das ações sugeridas, como: o mapeamento de aspectos e impactos ambientais, a análise dos indicadores primários de consumo (energia, água, papel A4, papel-toalha e copos descartáveis) e a construção da matriz Ecos, inspirada na ferramenta de planejamento estratégico (Balanced Scorecard) para melhoria contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário